Proposta pedagógica

Proposta Pedagógica

Acreditamos que a criança é um ser pensante, que tem o direito de viver com plenitude cada instante de sua criação. O aluno pode e deve inventar, criar e para isso conta com o auxílio de Educadores competentes e acolhedores, que sabem cultivar e desenvolver as potencialidades de seus pequenos alunos. O conhecimento é construído a partir de experiências ativas e da interação da criança com o meio físico e social. Em função disso, nosso trabalho é planejado para atender aos interesses e necessidades dos alunos, de acordo com a faixa etária e desenvolvimento. Organizamos também o espaço e a rotina de modo a possibilitar o brincar espontâneo, a exploração, as atividades dirigidas para ampliação e sistematização da aprendizagem, atendendo assim as necessidades e direito da criança. Sendo a Escola um espaço coletivo de trabalho, todos os momentos são fundamentais para o desenvolvimento da socialização da criança. São nas diversas situações cotidianas que os alunos assimilam as regras sociais, expressam seus pontos de vista e aprendem a superar conflitos, tornando-se mais cooperativas e autônomas.

O olhar para a importância da brincadeira nesta fase da Educação Infantil é uma constância, garantindo, assim, um tempo na rotina escolar para que os petizes brinquem espontaneamente e com brincadeiras dirigidas, pois a brincadeira é uma parcela importante da sua vida, brincando as crianças adquirem experiências. Elas brincam para dominar angústias, controlar ideias ou impulsos que conduzem à angustia se não forem dominados. Tal como as personalidades dos adultos se desenvolvem através de suas experiências da vida, assim as das crianças evoluem por intermédio de suas próprias brincadeiras e das invenções de brincadeiras feitas por outras crianças e por adultos. A brincadeira é a prova evidente e constante da capacidade criadora, que quer dizer vivência. A brincadeira fornece uma organização para a iniciação de relações emocionais e assim propicia o desenvolvimento de contatos sociais.

Esta proposta vem ao encontro dos objetivos estabelecidos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil do MEC, que atende às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n.º 9.394/96. Dentro da nossa proposta os eixos, Artes Visuais e Movimento, são trabalhos expressivos e indispensáveis no processo de Educação porque integram a atividade intelectual e as relações afetivas da criança, organizando suas experiências de vida, pois expressar-se é pensar, sentir e fazer.

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