Proposta Pedagógica

Acreditamos que a criança é um ser pensante, que tem o direito de viver com plenitude cada instante de sua criação. O aluno pode e deve inventar, criar e para isso conta com o auxílio de Educadores competentes e acolhedores, que sabem cultivar e desenvolver as potencialidades de seus pequenos alunos. O conhecimento é construído a partir de experiências ativas e da interação da criança com o meio físico e social. Em função disso, nosso trabalho é planejado para atender aos interesses e necessidades dos alunos, de acordo com a faixa etária e desenvolvimento. Organizamos também o espaço e a rotina de modo a possibilitar o brincar espontâneo, a exploração, as atividades dirigidas para ampliação e sistematização da aprendizagem, atendendo assim as necessidades e direito da criança. Sendo a Escola um espaço coletivo de trabalho, todos os momentos são fundamentais para o desenvolvimento da socialização da criança. São nas diversas situações cotidianas que os alunos assimilam as regras sociais, expressam seus pontos de vista e aprendem a superar conflitos, tornando-se mais cooperativas e autônomas.

A importância do brincar

O olhar para a importância da brincadeira nesta fase da Educação Infantil é uma constância, garantindo, assim, um tempo na rotina escolar para que os petizes brinquem espontaneamente e com brincadeiras dirigidas, pois a brincadeira é uma parcela importante da sua vida, brincando as crianças adquirem experiências. Elas brincam para dominar angústias, controlar ideias ou impulsos que conduzem à angustia se não forem dominados. Tal como as personalidades dos adultos se desenvolvem através de suas experiências da vida, assim as das crianças evoluem por intermédio de suas próprias brincadeiras e das invenções de brincadeiras feitas por outras crianças e por adultos. A brincadeira é a prova evidente e constante da capacidade criadora, que quer dizer vivência. A brincadeira fornece uma organização para a iniciação de relações emocionais e assim propicia o desenvolvimento de contatos sociais.

Esta proposta vem ao encontro dos objetivos estabelecidos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil do MEC, que atende às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n.º 9.394/96. Dentro da nossa proposta os eixos, Artes Visuais e Movimento, são trabalhos expressivos e indispensáveis no processo de Educação porque integram a atividade intelectual e as relações afetivas da criança, organizando suas experiências de vida, pois expressar-se é pensar, sentir e fazer.

O que os pais dizem

A Isabel estudou na escola Copo de Leite até o G5 e só saiu porque não tinha G6, G7… Em todo este tempo, sempre foi acolhida, cuidada, respeitada, amada. Saiu pronta para uma escola maior, segura, plena e feliz. Citando Tião Rocha, educador, antropólogo e uma das principais referências em ensino de folclore e cultura popular: “Não precisamos de sala, precisamos de gente. Não precisamos de prédio, precisamos de espaços de aprendizado. Não precisamos de livros, precisamos ter todos os instrumentos possíveis que levem o menino a aprender. É uma coisa simples: só dá cafuné para o outro quem aprendeu a ter cafuné na vida. É criar acolhimento para aqueles que ainda não tiveram isso. Todos nós precisamos de colo”. Escola Copo de Leite e toda a equipe obrigada pelo colo, carinho, afeto, por ensinar e aprender, sempre sentimos falta e saudades de todos vocês!

Robert e Sandra, Pais da Isabel

É com muito carinho e ternura que falo dessa escola que acolheu minha filha com muito amor, desde seus 2 aninhos. Foi aí, onde deixei todos os dias o ser mais precioso da minha vida, que depositei toda a minha confiança e segurança de que minha pequena seria tratada com carinho, dedicação e respeito. Sou muito grata pela confiança nunca quebrada, pela segurança nunca interrompida e por todo aprendizado que a Copo de Leite trouxe para minha filha…Essa fase dela não voltará nunca mais, por isso fico muito feliz por ela ter começado sua jornada escolar num lugar tão especial e acolhedor.

Érica , Mãe da Lorena

Amo a proposta, a atenção e o cuidado que a equipe tem com as crianças. Minha filha se encantou com a escola e eu também. Queria poder estudar lá também rsrs. Parabéns à equipe da Copo de Leite. Melhor impossível.

Daiane Mãe da Camila

Nossos três filhos estudaram na escola Copo de Leite. Foi um período de muito aprendizado numa escola que privilegia o ser e a parceria com a família dos alunos. Hoje nossos filhos estão seguindo seus rumos na educação, na vida e, certamente, a base que tiveram na educação infantil foi de fundamental importância.

Só temos palavras de gratidão a expressar à escola Copo de Leite e aos seus professores e profissionais!

Luiz e Vanuzia, Pais da Julia, Luiza e João